• Frutas cuidadosamente selecionadas

    Comer fruta é mais saudável, principalmente se for proveniente de origem confiável. Luciana Comércio de Hortifruti seleciona cuidadosamente todas as frutas antes de comercializá-las.

  • Legumes e verduras para uma vida saudável

    Os legumes e verduras são muito importantes para a sua saúde. É isso mesmo! Nada de fazer cara feia a um prato de salada para você comer. Na verdade, esses vegetais são essenciais para uma vida saudável. Os legumes e verduras são importantes, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia. Você deve comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia. Algumas alternativas para deixar esses alimentos ainda mais saborosos são comê-los em sopas ou tortas.

  • Hortaliças folhosas: uma alimentação básica e rica

    As hortaliças são indispensáveis na alimentação. Dentre elas, as folhas (hortaliças folhosas) constituem fontes de alimentação com poucas calorias e muitas fibras. Algumas variedades contêm muito beta-caroteno, folato, vitamina C, cálcio, ferro e potássio. A salada verde geralmente faz parte de uma refeição saudável e, mesmo que se utilize muitas outras verduras, a alface é definitivamente o ingrediente mais popular. O consumo de alface vem aumentando a cada dia, dentre muitas razões, pelo fato de as pessoas estarem se preocupando cada vez mais com sua saúde e consumindo mais frutas e verduras.

  • Hortaliças de Raízes: alimentação saborosa deste épocas remotas

    Parte comestível subterrânea desse tipo de hortaliça, as raízes são alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis e sais minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. São exemplos de hortaliças de raíz: beterraba, cenoura, mandioca, rabanete, batata, cará, inhame, batata-doce, mandioquinha e outros.

uva2a.jpgAcredita-se que as uvas originaram-se na Ásia, tendo sido introduzidas na Península Itálica e na Europa pelos povos gregos. Foram os romanos, por sua vez, que transformaram a viticultura em um comércio lucrativo.

As uvas, no Brasil, chegaram junto com os primeiros colonizadores portugueses. Os grandes produtores de uva estão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

No Brasil, especialmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, as variedades cultivadas são a niágara-rosada (a mais consumida), a niágara-branca, a moscatel comum, a moscatel de hamburgo, e maoscatel rosada, a itália e a rubi.

Com baixo teor calórico, as uvas são muito apreciadas por seu sabor doce e suculento. Tem alto teor de pectina e é uma boa fonte de minerais tais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Possui quantidade razoável de vitaminas do complexo B e vitamina C.

As uvas pretas utilizadas na produção de vinho e suco de uva concentrado contem grandes quantidades de bioflavonóides, que são substâncias muito estudadas atualmente por seu papel no controle do colesterol.

A uva tem propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado e acelera o ritmo das contrações cardíacas. Possui rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos.


Uma porção de 100 gramas de uva possui 78 calorias, 14,9 gramas de carboidratos, 1,4 de proteínas, 1,4 de lipídios. Não contem colesterol, nem fibras.

Receita: Geléia de uva

Ingredientes:

500 gramas de uvas niágara rosada

300 gramas de açúcar

1 e ½ copo de água


Modo de preparo:

1.Lave as frutas e coloque-as em uma panela com pouca água

2.Leve ao fogo para ferver por uns 10 minutos

3.Amasse tudo e passe por uma peneira

4.Para cada xícara de caldo obtido, junte 150 gramas de açúcar (aproximadamente 1 xícara de chá)

5.Leve novamente ao fogo para dar ponto. Isto é: deixar ferver por uns 2 minutos e retire um pouco numa colher.

6.Deixe esfriar e pingue num copo de água; se não misturar com a água significa que está no ponto.



Autor: Ivonízar Vicentin dos Santos Varanda, nutricionista